Eu sou a Maria Helena, paulistana, mas meu coração é mineiro -  juntinho com os da minha mãe e avó, mulheres pelas quais tenho profunda admiração.

Estudei arquitetura no Mackenzie, trabalhei muito, fiz uma pós que eu amei em Design de Interiores no IED (Istituto Europeo di Design), cai no mundo, viajei bastante. Voltei e estudei Design de Mobiliário na Escola Panamericana de Arte. Olhar para fora me fez entender que eu precisava era olhar para dentro.

 

Hoje viajo pelo Brasil, e sigo minha jornada encontrando pessoas especiais, que compartilham dos mesmos ideias que os meus - o amor pelo artesanato brasileiro, pelo feito à mão e pelas histórias das pessoas.

 

Eu me inspiro na escuta do que está sendo dito no ambiente que me rodeia, no gosto de uma comida,  no contato com lembranças prazerosas. Transformo vivências e memórias pessoais em peças únicas e cheias de significado - joias para casa e para o corpo.

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2007

2003

MADE 2019

Design Weekend 2019

Lançamento da Coleção ELA para

Líder Interiores

Exposição Individual

Conta.to, encontros, lembranças e saudades

Galeria YANKATU

Fui convidada para integrar a equipe de 2a SEMANA  CRIATIVA DE TIRADENTES, idealizada por Simone Quintas e Walmiro Junior.

Exposição Moldar Mudar - A vida moldada no barro da alma. Segunda exposição do grupo _ATY, conta como o barro transformou a vida das mulheres no Vale do Jequitinhonha/MG. A mostra apresentou também peças que incorporam a cerâmica tradicional desta região em mobiliários e objetos.

Parceria com a artista Aline Victor no Ateliê Bibirubicus - Design com História.

Fui convidada para fazer parte do Coletivo Artesol.

Nasce o grupo _ATY, onde eu e as designers Mari Dabbur, Marina Dias e Maria  Fernanda Paes de Barros nos unimos em torno de um objetivo comum: contar histórias mantendo tradições.  Incorporamos o artesanato ao design de modo a valorizá-lo, levando um novo olhar para o trabalho artesanal brasileiro.

A primeira exposição do grupo: Fio da Meada aconteceu em Novembro de 2015, no museu A CASA. A mostra apresentou a experiência do grupo com as artesãs da cidade de Muzambinho/MG.

Já no Brasil decidi fazer um curso de Design de Mobiliário na Escola Panamericana de Arte. 

Morei por 6 meses no Sul da França e aproveitei cada minuto desta experiência, mas não aguentei de saudades do Brasil.

Estudei arquitetura na FAU Mackenzie e me pós graduei em Interior Design no Istituto Europeo di Design .

2019