top of page

Coleção de Notas | Hilma af Klint


" Hilma foi uma artista pioneira, que estava à frente de sua época e que teve a coragem de se abrir para uma compreensão mais ampla do mundo e da consciência humana. Ela acreditava no poder da imagem simbólica, acreditava no mistério da vida, na dança harmônica das polaridades e na transcendência da matéria pelo espírito. Há cem anos, ela pintou para o futuro. Pois o futuro chegou, é agora. E agora nós somos convidados a ampliar nossas perspectivas."

Juliana Ventre, em entrevista a Revista Caliban

(Foto: Installation view Hilma af Klint A Pioneer of Abstraction, 2013 | Por: Åsa Lundén Moderna Museet)

Hilma af Klint (1862-1944), você conhece essa artista? Eu não a conhecia até ir a exposição dela na Pinacoteca ano passado. Embasbacada, fiquei sem palavras. Vanguardista que fala? Ela foi uma artista fora de série, muito, mas muuuuito antes de Kandinsky ela já fazia arte abstrata. Nunca permitiu que suas obras fossem vendidas e deixou instruções precisas para que a família divulgasse seu trabalho somente 20 anos depois de sua morte, pois sabia que ele não seria compreendido na sua totalidade pelos seus contemporâneos. Foi só em 1986 que suas obras foram expostas pela primeira vez, em Los Angeles na mostra The Spiritual in Art: Abstract Painting 1890-1985. E apenas em 2013 teve sua primeira exposição de grande abrangência: Hilma af Klint: A Pioneer of Abstraction” em Estocolmo.

Aqui compilei alguns links de que falam sobre Hilma e seu trabalho:

1.

A Vivi Villanova tem um canal incrível no YOUTUBE onde ela fala de arte de um jeito bem fácil e gostoso de assistir, já até maratonei algumas sessões (rs) e ela fez um vídeo sobre a expo da Hilma (é só dar o play aqui embaixo) e também escreveu um artigo no MEDIUM sobre essa artista incrível, confere lá. (para ler é só clicar nas palavras em negrito).

2.

No site da SP-ARTE também tem ESTE ARTIGO, bem legal e esclarecedor.

3.

Aqui na REVISTA CALIBAN, tem uma entrevista com o Johan af Klint - o sobrinho-neto da artista, herdeiro de sua obra e presidente da Fundação Hilma af Klint e com Luciana Pinheiro Ventre, que escreveu o primeiro livro em português sobre a vida e a obra da artista.

4.

Ver também o SITE DA LUCIANA

Eu recomendo muito a leitura das entrevistas, acho que nos aproxima com a VIDA REAL no mundo da arte, das dificuldades e dos processos que tem que ser tomados para que um legado como este seja preservado e divulgado. E a da Luciana é muito boa também, e nem preciso dizer o quanto estou ansiosa para ter esse livro!

5.

No site da FUNDAÇÃO HILMA AF KLINT tem uma galeria linda com as obras da artista, imperdível.

6. E para que gosta de vídeos, além do da Vivi Villanova, achei este aqui bem do museu Guggenheim em Inglês.

bottom of page